Fez um ultrassom da tireóide e quer entender melhor o resultado do seu exame? Nesse artigo vou te explicar as principais características do laudo do exame!
Todo mundo precisa fazer ultrassom da tireóide de rotina?
Não há necessidade de todo mundo fazer um ultrassom para avaliar a tireóide, pois isso causa a descoberta de nódulos benignos inofensivos que são extremamente comuns. Além de gerar ansiedade, esses nódulos vão ter que ser acompanhados, talvez puncionados e, como a punção nem sempre dá a certeza que é benigno, vão acabar eventualmente sendo operados.
Quem realmente precisa fazer ultrassom da tireóide?
- Quem tem nódulos tireoidianos ou cervicais palpáveis ou visíveis
- Quem já tem alguma doença hormonal da tireóide – hipotireoidismo ou hipertireoidismo
- Quem tem algum parente com história de câncer de tireóide
Você que já fez um ultrassom e quer entender melhor o laudo, vamos aos detalhes. Esse texto não substitui uma consulta médica! Não trato um exame, trato um paciente que deve ser visto como um todo! Às vezes o ultrassom deixa passar despercebido algo que no exame físico está alterado!
Localização
A tireóide pode estar na localização habitual – tópica, ou fora do local dela, ectópica – alguns pacientes tem o que chamamos de tireóide lingual, quando a tireóide não migrou da língua para o pescoço durante o período embrionário! A tireóide fica dentro da boca nesses casos.
Tamanho
O tamanho pode estar normal, aumentado ou reduzido. A tireóide aumenta em algumas situações: deficiência de iodo, doença de Graves (hipertireoidismo), bócio multinodular, e tireoidite de Hashimoto (estágios iniciais). A tireóide ca reduzida no hipotireoidismo, decorrente da tireoidite de Hashimoto – doença autoimune que causa atro a da glândula. Muitos casos vão precisar repor hormônio tireoidiano. O volume da tireóide normal varia de 7 a 15 cm3.
Ecotextura
A textura da tireóide pode ser homogênea ou heterogênea. Pode ser difusamente heterogênea, o que indica alguma doença sistêmica da glândula, como a tireoidite de Hashimoto ou a doença de Graves, ou heterogênea às custas de vários nódulos.
Ecogenicidade
A tireóide normalmente é hiperecogênica em relação aos músculos ao redor – ela é mais clara. As doenças auto-imunes vão deixando a glândula cada vez mais in amada e alterada, podendo mudar para isoecogênica ou hipoecogênica. Aqui falo da tireóide, e não dos nódulos!
Lesões focais
As lesões focais são os nódulos ou cistos. Podem ser únicos ou múltiplos, unilaterais ou bilaterais, ser localizados em alguma parte da tireóide – dividimos a glândula em 3 partes para se situar – terço superior, médio e inferior. Ou ocupar todo um lado da tireóide.
Descobriu um nódulo na tireóide no exame de ultrassom? Leia sobre isso
Linfonodos
As vezes são encontrados linfonodos ao redor da glândula tireóide ou em cadeias laterais. O pescoço possui cerca de 300 linfonodos naturalmente, mas pode acontecer de alguns deles crescerem e chamarem a atenção. Na maioria das vezes é relacionado a alguma infecção viral ou bacteriana, mas podem aumentar se houver uma metástase de um câncer para dentro do linfonodo, possível de acontecer no câncer de tireóide. Nesse caso a pessoa que fez o ultrassom deve detalhar o linfonodo doente – globoso, com degeneração cística, perda da morfologia hilar, margens e contornos irregulares – são os achados mais suspeitos.
Sobre o site drtireoide.com
Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet ca difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem. Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser marcar uma consulta comigo, clique aqui.
Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!
Características da tireóide no ultrassom
Boa noite, meu nome Robinson.
Meu filho tem 4 anos ele fez esse ultrasson, aonde saiu este resultado, gostaria de saber referente sobre esse aumento volumétrico da Tireóide.
ULTRASSONOGRAFIA DA TIROIDE COM DOPPLER COLORID0
Tiroide tópica, com forma preservada.
Parênquima com textura homogênea.
Ao estudo Doppler, o parênquima tiroidiano apresenta vascularização habitual.
Istmo: 0,1 de espessura.
Lobo direito: 2,8 x 1,0 x 0,9 cm (volume: 1,4 cm³).
Lobo esquerdo: 2,7 x 1,8 x 0,8 cm (volume: 2,0 cm³).
Volume tiroidiano global: 3,5 cm³ (normal: 2,79 ± 0,62 cm³).
Não há evidência de linfonodomegalia.
OPINIÃO:
Glândula tiroide de discreto aumento volumétrico .
Olá, em criança o parâmetro do volume não é tão confiável. Esse aumento discreto pode não ser nada alterado
Olá Dr.,Minha filha de 12 anos está c um cisto de 3 cm.na tiróide foi feito uma ultrassonografia da tiróide . Tiróide tópica. Estou aguardando os resultados do hemograma. Gostaria de saber se pode ser grave.Ela emagreceu muito embora tenha crescido muito tbm.Ela está com TOC e tudo isso tem me deixado apreensiva e angustiada. Obrigada e bom dia
Olá, geralmente cisto desse tamanho pode ser aspirado e esvaziado no exame de punção da tireóide
Bom dia,
Gostaria de saber o que significa :
PARÊNUIMA ::
A egogenicidade do parenquima tireoidiano é hipoecoica, com ecotextura grosseiramente heterogênea, sem a caracterização de nódulos dominates no presente estado.
DOPPLERFLUXOMETRIA :
Ao mapeamento com Dopller observa-se vascularização com padrão habitual do parênquima tireoidiano.
LINFONODOS :
Não se observam linfonodos cervicais atípicos.
CONCLUSÂO :
Tireoide com dimensões reduzidas e textura grosseiramente heterogênea. O aspecto ecográfico sugere tireoidopatia difusa crônica.
Dopplerfluxometria dentro dos limites da normalidade.
Olá, pode ser Tireoidite de Hashimoto. Veja isso em consulta médica
Boa tarde,
Estou com dores no pescoço e a noite tenho febre, fiz um ultrassom e o resultado saiu assim:
Tireoide tópica, de contornos regulares.A ecotextura do parênquima tireoideano apresenta-se heterogênea, sem a caracterização de nódulos. Ao estudo Doppler, o parênquima não apresentou aumento de fluxo.Medidas dos lobos: Direito: 1,8 x 4,0 x 1,3 cm. Volume: 4,8 cc. Esquerdo: 1,8 x 4,1 x 1,3 cm. Volume: 5,0 cc. Istmo: 0,2 cm. Volume: 9,8 cc (Normal de 6 a 15 cc).Estruturas vasculares preservadas.Ausência de linfonodomegalia cervical.Comentário:Tireoide de dimensões preservadas e ecogenicidade heterogênea (tireoidopatia?). Conveniente correlação com dados clínicos / laboratoriais.
Olá, melhor ver isso em consulta médica. Pode ser algum Tireoidite de Hashimoto
LTRASSONOGRAFIA DE TIREÓIDE COM DOPPLER COLORIDO :
Gostaria de auxilio para interpretar este resultado e saber qual especialidade devo procurar, tenho 35 anos, foi solicitado pela Ginecologista na qual só consegui consulta para Abril.
Tireoide tópica, com dimensões normais e contornos regulares.
A ecotextura é homogênea, não se observando lesões nodulares.
A avaliação do parênquima tireoidiano com Doppler não demonstra áreas de fluxo anômalo.
As artérias tireoidianasapresentam curvas espectrais e velocidades sistólicas dentro da normalidade.
– nódulo ovalado, bem delimitado, hipoecóico, localizado no terço medio do lobo direito, medindo 1,7 x0,7 (TI-RADS 4).
Ao estudo Color Doppler apresenta vascularização periférica e central, com predomínio do fluxoperiférico, Padrão III de Chammas.
Ao estudo Doppler espectral apresenta IR de 0,33 .
O lobo direito mede 5,0 x 1,3 x 1,6 cm.
O lobo esquerdo mede 3,8 x 0,8 x 1,5 cm.
O istmo tem espessura de 0,3 cm.
Volume tireoidiano estimado em 8,8 cm³ (normal de 7,2 a 14,0 cm³).
Ausência de linfonodomegalias cervicais.
Olá, melhor ver isso em consulta médica com um especialista que entenda de nódulos na tireóide
Boa noite.
Gostaria de ajuda para interpretar o resultado da ULTRASSOM DA TIREÓIDE COM DOPPLER.
O EXAME ECOGRÁFICO DEMONSTROU:
TIREÓIDE DE TOPOGRAFIA NORMAL, COM CONTORNOS LOBULADOS.
A TEXTURA ECOGRÁFICA DA TIREÓIDE É HETEROGÉNEA.
NO POLO INFERIOR DO LOBO ESQUERDO IDENTIFICAMOS FORMAÇÃO NODULAR HIPOECOGENICA COM IMAGENS DE CALCIFICAÇÕES MEDINDO 13 x 20mm.
O ESTUDO DOPPLER DEMONSTROU VASCULARIZAÇÃO NORMAL NOS LOBOS TIREOIDIANOS.
DIMENSÕES:
LOBO DIREITO = 17 x 19 x 52mm.
LOBO ESQUERDO = 15 x 19 x 54mm.
ISTMO = 7 x 17 x 26mm.
VOLUME TOTAL = 18,34cnm3.
CONCLUSÃO:
TIREÓIDE AUMENTADA DE VOLUME COM NÓDULO NO LOBO ESQUERDO.
TI-RADS: 3.
Grata.
Olá, não tenho como avaliar por mensagem
Olá.
Ano passado fiz ultrasson da tireóide a pedido de chekp pela ginecologista, onde teve hipótese diagnosticada: glândula tireóide reduzida de volume.
Hoje fiz nova ultrasson, para verificar se seria o mesmo diagnósticoe o diagnóstico foi o mesmo.
Lobo direito: 3,7 cm3
Lobo esquerdo: 1,8 cm3
Ístmo: 0,2 cm3
Volume total: 5,5 cm3
Sinto dor só do lado esquerdo do pescoço, como se fosse algo assim pressionando e às vezes dando a impressao de ter algo entalado na garganta.
Essa dor em alguns momentos passa pro lado esquerdo da cabeça.
Grata pela atenção!
Olá, geralmente dores assim não tem relação com a tireóide. Pode ser problema do esôfago (doença do refluxo) ou algo muscular.
Melhor ver isso em consulta médica
Olá, eu tive níveis de TSH aumentados na gravidez e T4 normais! Depois de 2 anos fiz um ultrassom que constou tireóide reduzida 5 cm, pode ser algo mesmo com os níveis de TSH e T4 normais?
Pode não ser nada preocupante, até dentro do normal. Mas pode ser um sinal de tireoidite de hashimoto!
Boa tarde Doutor!
Eu fiz 2 x a PAFF e deu insatisfatória na qual repetir agora é esperando o resultado pôr em na discrição deu nódulo misto com prédominio cistico psicotécnico,circunscrito e paralelo com 3,1×1,6 cm
Me descreva Doutor pois estou receiosa me incomoda pois fico entalada me incomoda pra dormir e na discrição deu TI Rads 2 ,pode um nódulo Isoecogenico ser maligno ?
Sim, pode ser maligno. Pelo tamanho 3cm e por ter duas punções inconclusivas, pode ser necessário cirurgia
Boa noite Dr. Tenho 48 anos, e acabei de receber o diagnóstico de Tireoidite de Hashimoto, mas não estou convencida disso, gostaria da sua opinião (não tenho sintomas).
A conclusão da ultrassonografia da tireóide foi: “Tireóide de volume reduzido, com ecotextura preservada.”
Não foi encontrada nenhuma alteração, porém o volume total da glândula é bem reduzido (2,8 cm3).
Meus exames deram:
TSH ultra sensivel 5,06
T4 livre 1,02
T3 livre 3,07
T3 reverso 0,10
anti TPO 71,00 (valor de referencia até 60)
TRAB 0,10
anti-tireoglobulina 15,00 (valor de referencia inferior ou igual a 27)
Como nunca havia realizado ultrassonografia, não tenho como saber se algum dia já foi maior, ou se sempre foi pequena…
Grata
Geralmente a tireóide fica atrófica, reduzida, nos estágios mais avançados da tireoidite de Hashimoto, e isso não tem nenhum problema
Olá, Dr Jonatas
Gostaria de ajuda para interpretar esse resultado. Fiz uma USG de tireoide com resultado: glándula tópica, apresenta-se com formato preservado e contornos lisos, textura heterogênea com finas traves ecogenicas no seu interior, destacando-se cistos coloides localizados no lobo direito terço inferior um medindo 0,33 cm e outro de 0,39 cm (TI – RADS:1). Volume total: 4,3 cm. Conclusão: glándula tireoide reduzida de volume associada a discreta alteração da ecotextura. Obs: ja possuo o diagnóstico de anemia perniciosa – pangastrite atrófica autoimune – exame: anticorpos anti-fator intrínseco 37,3 u/ml.. Mas sempre nos exames de TSH, T3, T4 os valores sao normais. Muito obrigada por seu site existir.
Não tenho como interpretar seu exame sem entender o contexto do caso…
Boa noite, Dr.! Minha menstruação é bem desregulada, tenho muita queda de cabelo e unhas fracas. Fiz ultrassom e esse foi o resultado:
Glândula tireóide tópica, móvel à deglutição, de volume normal, contornos regulares e textura fina e
difusamente heterogênea.
Não há evidência de lesão focal sólida ou cística ecograficamente significativa.
O lobo direito mede 4,8 x 0,9 x 1,3 cm, vol.: 3,1 cm³.
O lobo esquerdo mede 1,2 x 0,8 x 4,3 cm, vol.: 2,5 cm³.
Volume da tireóide: 5,6 cm³.
Ausência de linfonodomegalias em cadeias cervicais laterais, bem como em cadeias submandibulares ou
parotídeas.
HIPÓTESE DIAGNÓSTICA:
– Tireóide fina e difusamente heterogênea.
Correlacionar com dados clínicos e laboratoriais.
O que o senhor acha?
Melhor avaliar isso em consulta médica. Precisa investigar se você tem TIREOIDITE DE HASHIMOTO, pode ser a causa dos sintomas
Olá Dr.
Eu fiz um ultra da tireoide q deu os seguintes valores:
Glandula tireoide tópica de dimensoes aumentadas contornos regulares heterogenea
medidas
lobo direito mede: 21x58x17mm vol:10,6cm3
lobo esquerdo mede:24x52x18mm vol:12,3cm3
istmo mede: 7,4×24,4×34,7mm vol:3,2cm3
volume total da glandula: 26,1cm3
Fiz o exame de sangue tbm:
TSH ULTRA SENSIVEL 5,440 uUI/mL~
ANTICORPUS ANTI PEROXIDASE 70,2 ui/ml
TIREOGLOBULINA ANTICORPOS ANTI 272,7 UI/ML
T4 LIVRE 1,26 NG/DL
Dr, será se tenho nodulo? ou vou precisar fazer cirurgia?por favor me tire essa duvida
Parece que a sua tireóide está aumentada por conta de TIREOIDITE DE HASHIMOTO, sem nódulos. Geralmente não há necessidade de cirurgia
Dr., nódulo na tireoide pode surgir de um dia para o outro? Inchou só de um lado pescoço, como se fosse uma bola de uns 2cm da noite para o dia. E doi. Vou fazer us essa semana e a médica já me passou antibiótico pois os resultados dos de sangue tbm vao demorar. Tenho febre, perdi peso, dor no pescoço, menstruação bagunçada, pele quente no pescoço, parto há 10 meses.
Sim, pode aparecer dessa forma. Não é comum. Pode ser tireoidite ou outro problema