Linfonodo

Fez um ultrassom e quer saber o que significa linfonodo reacional?

O que são linfonodos?

Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são órgãos de defesa extremamente importantes. Ajudam na produção de células de defesa e anticorpos e filtram a linfa. No pescoço, temos cerca de 300 linfonodos, quase um terço de todos os linfonodos do corpo. Isso porque há necessidade de combater microorganismos que tentam entrar pelo nariz ou pela boca em nosso corpo.

Quando suspeitar de linfonodos reacionais

Linfonodos reacionais são linfonodos ativados, devido alguma infecção em andamento, como uma faringite, amigdalite, cárie dentária, acne, tuberculose ganglionar, hiv… Geralmente os linfonodos recionais, benignos, são aumentados mas diminuem após tratado a infecção, são dolorosos, móveis, moles. Mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Quando suspeitar de linfonodos malignos

Já em pessoas acima dos 50 anos, 2/3 das linfonodomegalias são por conta de metástases linfonodais – câncer de tireóide, câncer de boca, nasofaringe, orofaringe, laringe, ou até o linfoma – um tipo de câncer dos linfonodos. Por isso devem ser avaliados! Os linfonodos atípicos, malignos, são aumentados, endurecidos, fixos à planos profundos, indolores.

Como investigar uma linfonodomegalia?

O primeiro exame é o ultrassom, que fornece muitas informações sobre o aspecto morfológico do linfonodo, e mostra se ele é suspeito de ser câncer ou não. Quando a suspeita é de uma infecção, deve se buscar a causa e tratar. Muitas vezes o tempo é o melhor parâmetro, pois após duas semanas, o linfonodo reacional regride. Por vezes é necessário realizar sorologias para algumas doenças virais, como CMV, EBV, HIV, HTLV, hepatites.

Veja todos os vídeos sobre linfonodos:

1. Boa Noite
    existe diferença entre linfonodo reacional e habitual? Há tres anos retirei a tireoide com carcinoma papelifero, seguida de uma sessão de iodo. quando havia dois anos do tratamento meu ultrassom marcou um linfonodo alterado e a tiroglobulina em 0,2. depois de 6 meses o exame cotinuou com a alteração no linfonodo porem reacional e o sangue em valor 0. Agora voltou a marcar 0,2 mas o ultrassom diz q é habitual o linfonodo.

• São termos as vezes usados como sinônimos, mas geralmente reacinal é quando está aumentado por conta de uma infecção (reacional a uma infecção), mas também pode ser um linfonodo habitual, normal

2. Estou com linfonodos reacionais na coxa direita. Fiz exames de sangue e doppler pois achavam ser trombos pois já tenho histórico. Deu negativo o que deu no laudo foi linfonodos mas os médicos não conseguiram saber a causa do me passaram antiflamatorio. O Sr sabe explicar

3. Dr.
    O que significa “linfonodos residuais nas axilas” no exame de mamografia? Sendo que este deu negativo para nodulos malignos. BI RADS 1