A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica que trata os tumores, malignos ou benignos, da região da cabeça e pescoço. É uma área relativamente nova no Brasil e ainda não possui muitos especialistas formados. A especialidade surgiu como uma rami cação da cirurgia oncológica e ainda mantém os mesmos princípios.
Como é a formação do cirurgião de cabeça e pescoço?
Para atuar como Cirurgião de Cabeça e Pescoço é necessário 10 de anos de formação – 6 anos de graduação em Medicina, 2 anos de residência em Cirurgia Geral e mais 2 anos de residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Várias faculdades de Medicina ainda não possuem uma cadeira sobre CCP devido à falta de professores nessa área, por isso não é raro ter médicos que não sabem sobre as doenças dessa especialidade, o que gera um problema grave para os pacientes:
- Os pacientes não são encaminhados diretamente para o cirurgião de cabeça e pescoço, perdendo tempo importante para o tratamento – como nos casos de câncer de boca que são encaminhados para os odontólogos.
- Os pacientes são erroneamente encaminhados com urgência – como nos casos de nódulos na tireóide de baixa suspeita, que na maioria das vezes são benignos mas o desconhecimento faz com que o colega médico alarme o paciente sem necessidade.
Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?
De uma maneira simples de entender, o cirurgião de cabeça e pescoço deve ser consultado quando houver qualquer um desses sintomas por mais de 15 dias:
- nódulos no pescoço (suspeita de algumas doenças da tireóide ou metástases)
- ferida na pele (suspeita de câncer de pele)
- afta na boca (suspeita de câncer de boca)
- rouquidão (suspeita de câncer de laringe)
- dor ao engolir ou engasgos (suspeita de câncer de faringe)
Isso é importante pois a melhor estratégia contra o câncer é o diagnóstico e o tratamento precoce!
Quando NÃO procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?
Para evitar consultas desnecessárias, é importante saber que o cirurgião de cabeça e pescoço não trata todas as doenças dessa região. Veja se esse é o seu caso para evitar que você perca tempo indo no especialista errado!
- Dor de cabeça – quem trata é o neurologista
- Dor no pescoço – se a dor for na parte de trás, provavelmente é um caso para ser avaliado por um ortopedista especialista em coluna. Se houver nódulos cervicais, deve ser um caso para o cirurgião de cabeça e pescoço
- Doenças do ouvido, nariz e garganta – na maioria das vezes quem trata é o otorrinolaringologista. Quando houver suspeita de câncer nesses órgãos haverá necessidade de avaliação pelo cirurgião de cabeça e pescoço
- Feridas na boca – lesões que persistem por menos de 15 dias, quando recorrentes, devem ser avaliadas pelo estomatologista – especialidade da odontologia que trata as lesões benignas da boca
- Fraturas de maxila, mandíbula ou outros ossos da face – quem trata é o cirurgião buco-maxilo-facial,especialidade da odontologia
- Tumores cerebrais –quem trata é o neurocirurgião. Alguns casos raros de meningioma da base do crânio ou tumores do osso temporal podem necessitar de abordagem conjunta do neurocirurgião e do cirurgião de cabeça e pescoço
- Doenças funcionais da tireóide – hipotireoidismo ou hipertireoidismo, se não houver nenhum nódulo na tireóide, o acompanhamento deve ser feito inicialmente com um endocrinologista
Sobre o site drtireoide.com
Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet fica difícil encontrar conteúdo de qualidade. E esse é exatamente o meu objetivo, levar informação de qualidade a quem precisa. As vezes percebo que não consigo passar para o paciente todo o conhecimento sobre a sua doença ou, devido a ansiedade da consulta, o paciente não capta toda a mensagem. Qualquer dúvida escreva nos comentários. Talvez eu escreva um post ou faça um vídeo sobre o seu problema! Se você quiser marcar uma consulta comigo, clique aqui.
Criei esse site para ajudar meus pacientes a entender melhor o seu tratamento. Percebi que os médicos em geral não tem tanto conhecimento sobre tireóide como o cirurgião de cabeça e pescoço tem. Não é fácil encontrar conteúdo de qualidade voltado para pacientes na internet, pois o dr google já diz que tudo é câncer. Por isso tenho essa missão de compartilhar o que sei para facilitar sua vida! Obrigado!